História do Sambo
Sambo é um acrônimo para a frase russa “Autodefesa sem armas” (SAMozashchita Bez Oruzhiya).
Origem:
SAMBO é uma arte marcial universal. É baseado em muitos esportes e tipos nacionais de luta livre, bem como em vários sistemas de autodefesa.
Como começou
O SAMBO incorpora harmoniosamente, muitos elementos de tais tipos de arte marcial, como luta livre francesa, luta livre japonesa ( “judô”), azerbaijão “gül??”, Moldávio (“trynte”), boxe francês, (“savate”), luta livre nacional do Daguestão, antigo japonês (“jiu-jitsu”), mongol (“bukh barilda”), chinês (“shuai jiao”), armênio (“kokh”), tiviniano (“hapsagai”), georgiano (“chidaoba”) etc.
Os Três Patriarcas: Spiridonov, Oshchepkov, Kharlampiev
Esses fundadores examinaram deliberadamente todas as artes marciais do mundo disponíveis para eles para aumentar o sistema de combate corpo a corpo do exército soviético. Os dois homens desenvolveram independentemente dois estilos diferentes, que eventualmente se polinizaram e se tornaram o que é conhecido como SAMBO.
Em 1923, Oschepkov e Spiridinov colaboraram (independentemente) com uma equipe de outros especialistas em uma concessão do governo soviético para melhorar o sistema de combate corpo a corpo do Exército Vermelho.
Vasili Oschepkov ensinou judô e karatê para as forças de elite do Exército Vermelho na Casa Central do Exército Vermelho. Ele foi um dos primeiros estrangeiros a aprender judô no Japão e ganhou seu nidan (faixa preta de segundo grau, de um total de cinco) do fundador do judô, Kano Jigoro. Oschepkov usou um pouco da filosofia de Kano para formular o desenvolvimento inicial da nova arte marcial soviética.
Oschepkov observou a destilação de Kano de Tenjin Shin'yo Ryu jujutsu e Kito Ryu jujutsu no Judô, e ele desenvolveu o insight necessário para avaliar e integrar técnicas de combate em um novo sistema. Em 1921, Oshchepkov serviu no Exército Vermelho como comandante viajando secretamente para missões especiais na China, onde estudou Wushu.
Viktor Spiridonov foi um veterano de combate da Primeira Guerra Mundial e um dos primeiros instrutores de luta livre e autodefesa contratados pelo grupo Dínamo. Sua formação incluía luta greco-romana, luta livre, muitos estilos de luta livre eslava e jujutsu japonês. Como investigador de estilo combativo da Dynamo, ele viajou para a Índia, Mongólia e China para observar seus estilos de luta nativos.
Os desenvolvimentos de Oschepkov e Spiridonov foram complementados por Anatoly Kharlampiev e I. V. Vasiliev, que também viajaram pelo mundo para estudar as artes de luta nativas do mundo. Foram dez anos em pesquisa, seu catálogo de técnicas foi fundamental na formulação da estrutura inicial da arte a ser posteriormente chamada de SAMBO.
Por sua contribuição na gênese do Sambo, Spiridonov, Oshchepkov e Kharlampiev são admitidos pela maioria dos especialistas como pioneiros do Sambo.
Versões do SAMBO
Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de sambo. Sambo esportivo, combate e de praia são as versões oficiais e sancionadas pela FIAS, enquanto as outras são variações promovidas por professores e grupos independentes.
Sambo Esportivo
Em termos de estilo, seria a grosso modo uma junção da lutas de chão. A competição é semelhante a lutas de chão populares com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite-se agarrar na perna e todas as chaves de perna, mas são proibidos estrangulamentos.
Sambo Combate
Inclui todas as formas de finalizações incluindo estrangulamentos, chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, se assemelhando assim ao MMA. Permitindo ainda golpes que são proibidos no MMA, como "cabeçadas" . A vitória pode ser alcançada por pontos, finalizações ou nocaute.
Sambo Praia
É obviamente jogado na areia e só é permitido técnicas de quedas. Em comparação com o sambo de combate e esportivo, as regras são modificadas , a vitória é alcançada ao derrubar o oponente.
Sambo Autodefensivo
Voltado exclusivamente para defesa pessoal utiliza todo arsenal de golpes que podem dominar ou tirar de combate instantaneamente, utilizado nas intituições de Polícia e Forças Armada
Linha do Tempo do Sambo
Nascimento
A data de nascimento oficial do SAMBO é considerada 16 de novembro de 1938, quando o Comitê da União de Cultura Física e Esportes sob o Conselho de Comissários do Povo da URSS Ordem nº 633 "Sobre o Desenvolvimento da Luta Livre" foi emitido.
O Nome “Sambo”
Quanto ao nome SAMBO, ele foi mencionado pela primeira vez no livro de V.A.Spiridonov “Autodefesa Desarmada (Treinamento e Competição)” publicado em 1928. No entanto, a abreviação não pegou de uma vez: a expressão “luta livre estilo livre ” foi comumente usado por algum tempo. O primeiro torneio aconteceu de 23 a 25 de novembro de 1939 em Leningrado, no Red Star Stadium. O tempo passou e a arte marcial recebeu oficialmente seu nome atual (Sambo) na reunião de primavera em 1947. A Federação de SAMBO da URSS foi fundada no mesmo ano.
Reconhecimento internacional
Ao longo dos anos, a SAMBO entrou no cenário internacional e recebeu reconhecimento no exterior. 1956 – os renomados lutadores G. Schultz e A. Karaschuk fizeram uma demonstração do SAMBO na prestigiosa Exposição Mundial em Bruxelas. Em 1957, ocorreu um amistoso entre atletas húngaros e soviéticos.
Primeiro Torneio
1963 – Foi criada a Associação SAMBO no Japão. Em 1966, a International Federation of Associated Wrestling Styles (FILA) reconheceu oficialmente o SAMBO como um esporte internacional de luta livre e decidiu competições internacionais regulares neste esporte. 1967 – O Primeiro Torneio Internacional aconteceu em Riga com a participação de representantes da Bulgária, URSS, Mongólia, Iugoslávia e Japão.
Primeiros Campeonatos
Em 1972, o primeiro Campeonato Europeu de SAMBO aberto aconteceu na mesma cidade. Atletas de 8 países participaram. 1973 – o primeiro Campeonato Mundial que se tornou uma arena para praticantes de SAMBO de 11 países aconteceu em Teerã.
Copa do Mundo e Mundial
Desde 1977, a Copa do Mundo SAMBO é realizada. 1979 – juntamente com o Campeonato Mundial para adultos, o Campeonato Mundial Júnior foi realizado.
Mundial Feminino e Criação da FIAS
Desde 1983, o Campeonato Mundial Feminino é realizado. 1984 – Assembléia da FILA decidiu estabelecer uma Federação SAMBO independente (FIAS). O espanhol Fernando Conte foi eleito presidente da FIAS. Nos anos seguintes, o desenvolvimento do SAMBO acelerou constantemente; a arte marcial ganhou mais adeptos.
União das Artes Marciais
Em 2007, o Mundial de Praga recebeu 332 atletas de 43 países. O XXXI World Championship entrou para a história como o primeiro torneio que uniu o esporte e as competições marciais em um único campeonato. Em setembro de 2010, o reconhecimento internacional da SAMBO foi confirmado pela inclusão nos Primeiros Jogos Mundiais de Combate SportAccord em Pequim.
Prêmio à Federação Internacional de Sambo
Em 2022 o COI concede prêmio à Federação Internacional de Sambo como uma preparação para os Jogos Olímpicos.
SAMBO hoje e amanhã
Nosso esporte favorito se desenvolve ainda mais hoje.
Em 2013, o SAMBO será incluído no programa da Universiade em Kazan pela primeira vez, onde os praticantes do SAMBO de todo o mundo competirão pela liderança.
Além de ser um esporte de grandes conquistas, o SAMBO atrai milhares de pessoas unidas pelos valores, princípios e ideais desta arte marcial universal. SAMBO está disponível para crianças e veteranos, homens e mulheres. É especialmente importante que pessoas com deficiência física também possam praticar esta arte marcial.
O esporte fica cada vez mais popular; portanto, vários clubes de fitness incluem SAMBO em seus programas. Além disso, podemos agora observar o nascimento de um novo tipo - SAMBO de praia. Certamente, muitos outros eventos emocionantes estão reservados para nós, pois a autodefesa desarmada não tem limites.
Alguns Sambistas Famosos Na História
Atletas lutando - (fonte: FIAS)Sambo no MMA
Os maiores representantes do Sambo no MMA e que ajudaram a difundir o Sambo para o mundo foram Fedor Emilianenko, Khabib Nurmagomedov e Oleg Taktarov.
Volk Han
Volk Han é um sambista russo, lutador profissional e lutador de artes marciais mistas. Han também mostrou suas verdadeiras habilidades de luta ao chegar à final do Torneio King of Kings.
Ele se aposentou após o fim do RINGS, mas permaneceu como treinador de MMA, fundando o famoso Russian Top Team e servindo como mentor do elogiado Fedor Emelianenko.
Oleg Nikolaevich Taktarov
Taktarov é um mestre de Sambo, ator e lutador de MMA russo. Taktarov foi o campeão do UFC 6 e coleciona notáveis vitórias sobre Marco Ruas e Tank Abbott. Ele é lembrado por ser excepcionalmente calmo durante as lutas e por utilizar uma variedade raramente vista de golpes do Sambo.
Após abandonar os ringues, seguiu carreira de ator, participando de filmes como 15 Minutos, Predators, Miami Vice, A Lenda do Tesouro Perdido, Bad Boys II e Força Aérea Um, além de uma participação no seriado Alias.
Fedor Vladimirovitch Emelianenko
Fedor é um mestre em Sambo e lutador profissional de MMA. Emelianenko possui mais de quarenta vitórias profissionais no MMA, e foi quatro vezes campeão mundial pelo PRIDE.
Ficou invicto por uma década, incluindo vitórias sobre três ex-campeões do Pride FC, sete ex-campeões do UFC, cinco ex-campeões do K-1, um ex-campeão do Rizin FF e três medalhistas olímpicos.
Khabib Abdulmanapovich Nurmagomedov
Nurmagomedov é duas vezes campeão Mundial de Sambo e detentor da maior sequência de invencibilidade do MMA, somando 29 vitórias e nenhuma derrota.
Com esse cartel, em outubro de 2020, anunciou sua aposentadoria do MMA, tornando-se assim um dos poucos lutadores a se aposentarem invictos.
Referências:
-Artes marciais do mundo: uma enciclopédia de história e inovação, Thomas A. Green e Joseph R. Svinth, 2010.
-The History of Sombo by Vadim Kolganov - Russian coach of sombo wrestling and Master of Sport at the Central Academy of Sport, Moscow 1986 – 1991
--FIAS - https://sambo.sport/en/news/istoriya-sambo/
- https://www.sambo.in/sambo_history.html
- https://www.japan-sambo.com/sambo/index.html
- https://www.liveabout.com/history-and-style-guide-russian-sambo-2308279
- https://openaccessjournals.eu/index.php/jedic/article/view/535/519
- https://www.usadojo.com/true-history-combat-sambo/
Leia mais sobre
https://sambo.sport/en/news/istoriya-sambo/
Para saber tudo sobre esse esporte que conquistou milhares de atletas pelo mundo, siga as nossas redes sociais e acompanhe a CBSA com as novidades sobre o esporte.