Como uma preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a Federação Internacional de Sambo acaba de receber um prêmio do COI. Este já é um prenúncio das boas notícias que virão, pois a expectativa dos representantes da FIAS é ver o SAMBO como esporte olímpico.
138ª sessão do COI em Tóquio, Japão.Por hora, a FIAS pretende inserir o Sambo na família olímpica a partir dos Jogos de Los Angeles em 2028. O primeiro passo já foi dado no dia 21 de julho de 2020, quando o Comitê Olímpico Internacional concedeu o reconhecimento total do esporte à Federação Internacional de Sambo (FIAS), que já está de olho na Olimpíada de Los Angeles, em 2028, com o objetivo de incluir no programa esta modalidade, originária da antiga União Soviética.
A decisão de reconhecimento do Sambo foi tomada na 138ª sessão do COI, realizada antes das Olimpíadas de Tóquio, e foi notificada ao presidente da FIAS, Vasili Shestakov, em uma carta publicada no site da federação com sede na Rússia.
A federação havia recebido reconhecimento provisório do COI em 2018. "Demos um grande passo em direção ao nosso acalentado sonho, que é a inclusão do sambo no programa dos Jogos Olímpicos. Cada vez mais países estão abrindo suas portas ao nosso esporte", ressaltou, Vasili Shestakov, presidente da FIAS.