Apesar desse esporte já ter adeptos no Brasil desde 1938 e ser confederado há pelo menos 15 anos, seu mecanismo propulsor em competições nacionais e internacionais goza apenas de cerca de 7 anos.
Sub-tenente da PM e atleta Adalberto Corrêa Jr.Os melhores lutadores de sambo do planeta participarão das competições em 21 categorias de peso: Sete entre os homens, sete entre mulheres e outras sete no combate SAMBO disputado entre atletas masculinos. Os vencedores e premiados do torneio vão concorrer a um prêmio de 231 mil dólares. A distribuição do prêmio em dinheiro entre os vencedores será a seguinte:
Adalberto sempre foi dedicado às artes marciais, desde os 4 anos de idade. O judô, o jiu-jitsu sempre foram suas bases. Ele hoje é 6º Dan, com faixa vermelha e branca no judô, mas se interessou em dedicar-se ao SAMBO há pouco mais de 7 anos, quando esteve na Rússia para um treinamento de especialização na sua área de trabalho.
Mas para o técnico, não basta ser do esporte, é preciso ser agente multiplicador. E por isso, formou uma academia para a meninada das comunidades vizinhas à sua Corporação. Atualmente são 380 atletas que evoluem a cada dia, não só no Esporte, como na vida Civil. Muitos, através do excelente desempenho no Esporte, conseguiram bolsas em Escolas particulares de ponta e Universidades também. O projeto tem tido forte apoio da primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virgínia Mendes.
“Penso que o Esporte ajuda a ter concentração e disciplina. Esses são fatores fundamentais para o desempenho escolar. Muitos dos nossos atletas daqui saíram do quadro de alunos de notas baixas para estudantes dedicados e bolsistas em boas escolas. Isso é empenho na oportunidade. É gratificante”, ressalta o técnico Adalberto Corrêa Jr.